segunda-feira, 25 de maio de 2015

Notícias da SEDUC

Seduc assina acordo de resultados e estabelece metas para 2015








O governador José Ivo Sartori e o secretário da Educação, Vieira da Cunha, assinaram nesta quinta-feira, 21, o Acordo de Resultados para 2015. O documento, elaborado sob coordenação da Secretaria-Geral de Governo, define as ações prioritárias da pasta e o cronograma de execuções. Os demais 22 secretários de Estado assinaram acordos semelhantes, durante evento no Hotel Embaixador, no centro da capital.
As secretarias foram agrupadas em quatro eixos: Econômico, Social, Governança e Gestão e Infraestrutura e Ambiente. A Secretaria da Educação integra o Eixo Social, juntamente com as pastas da Saúde, Políticas Sociais, Segurança Pública, Trabalho, Cultura e Justiça e Direitos Humanos.
O Acordo de Resultados prevê as diretrizes concretas do governo para todo o ano e servirá como base para medir os resultados em cada área. “É uma caminhada que todos devemos fazer coletivamente. Não existe mágica, nem segredo. Estamos trabalhando com organização, planejamento e seriedade para cumprir as metas assumidas com a sociedade gaúcha. Vamos fazer o que precisa ser feito e o Rio Grande do Sul espera isso de nós”, enfatizou Sartori.
As prioridades da Secretaria da Educação para 2015
Tecnologia da Informação para qualificação da Educação Básica
A projeção é investir R$ 38 milhões na aquisição de equipamentos e softwares para qualificar e potencializar a cultura digital e gestão na Educação Básica. Serão 4.010 netbooks para finalizar o projeto “Um computador por Aluno”, que prevê atingir 114 escolas, das quais 10 ainda não foram 100% contempladas.
Outros 24.630 netbooks serão comprados para finalizar o projeto “Laboratórios Móveis”. Os equipamentos são conectados a 821 armários móveis, que são levados pelos professores para o trabalho em sala de aula. Algumas escolas, devido ao elevado número de alunos, receberão mais de um armário.
Por fim, serão destinadas 2 mil lousas digitais para 100 instituições que fazem parte do Programa Escola em Tempo Integral.
Construções, reformas e ampliações de escolas
A meta é investir R$ 133,8 milhões para a realização de obras escolares no ano de 2015. Para acelerar a tramitação dos projetos, a Secretaria da Educação já criou o Gabinete de Gestão Integrada de Obras Escolares, que reúne diversas secretarias e órgãos envolvidos nos processos de reforma e ampliação de escolas.
Implantação e reimplantação de 100 Cipaves
Para enfrentar o problema da violência no âmbito escolar, a Secretaria da Educação trabalhará este ano na implantação e reimplantação de 100 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). As Cipaves formam grupos de trabalho nas escolas públicas estaduais localizadas, preferencialmente, em áreas de vulnerabilidade social, envolvendo alunos, pais, professores, direção dos estabelecimentos e funcionários. O objetivo é diagnosticar as fragilidades no ambiente escolar para o planejamento de ações que visem à resolução dos problemas de forma viável e eficaz.
Disponível em: http://www.seduc.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=16104


Nenhum comentário:

Postar um comentário