terça-feira, 21 de julho de 2015

Formação da 39ª CRE

           No dia 20/07/15, participamos do encontro de Formação Pedagógica para Professores da Rede Pública Estadual da área de abrangência da 39ª CRE. O evento ocorreu no Campus da UPF em Carazinho e contou com exposições de cunho informativo por parte da Emater, Ulbra Carazinho e UPF/AMA (Associação dos Amigos do Meio Ambiente) e Projeto Papagaio Charão. 
            No turno da manhã, houve a apresentação artística da professora Mírian Denise Schuck e após os relatos de experiências das escolas de Ensino Fundamental: Dr Alfredo D'Amore (Carazinho), Herculino Baldissarela (Ronda Alta), Prof. Alfredo Gavioli (Ronda Alta) e Érico Veríssimo (Carazinho). Os diferentes projetos apresentados expressam a preocupação de professores e gestores em tornar a escola um espaço agradável e capaz de oferecer atividades pedagógicas e lúdicas para tornar-se significativa na vida do aluno.
          A tarde foi destinada a relatos de experiências de Práticas no Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico. Iniciação científica, pesquisa participante, meio ambiente e práticas de leitura foram os temas abordados pelas Escolas de Ensino Médio: Tio Hugo, Antônio João Zandoná (Barra Funda), Veiga Cabral (Pinheiro Marcado) e Blau Nunes (Santa Bárbara do Sul). 
            Após os relatos das escolas, a professora Rosimar Esquinzani ministrou palestra sobre a avaliação emancipatória. Com muito bom humor e análise de práticas pedagógicas da escola básica e de universidades, a professora abordou o tema da avaliação  de forma leve. Em sua fala, a professora ofereceu, através de exemplos cotidianos e charges/tirinhas veiculadas na internet, elementos para que os professores revissem suas práticas avaliativas e apontou, nas palavras de Galeano, que "a primeira condição para mudar a realidade consiste em conhecê-la".
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário